sábado, 26 de maio de 2012

Indagações de Franz e Valkíria.





- Você disse alguma coisa?

- Não, só estava pensando.

- Pode me dizer sobre o que pensa?

- Não sei ao certo, talvez pensando em pensar, no silêncio, no vazio. Lá no Mundo dos Preocupados as pessoas se incomodam em demasia com o vazio, mas em nosso mundo de sonhos o vazio reconforta, parece que ele nos aproxima de nossa essência.

- Mas a essência nunca se encontra afastada de nós, ela está em nós, nós somos a própria essência.

- É verdade, talvez essa seja uma das diferenças entre a Casa do Gramado e o Mundo dos Preocupados.

- Não creio, talvez lá devido aos ruídos os Preocupados só tenham deixado de perceber que têm uma essência.

- É isso, creio. Eles estão sempre procurando por algo fora deles mesmos, e o curioso é que dá impressão de que não fazem idéia do que procuram.

- Talvez seja por isso que eles têm o habito de preencher todos os espaços, e não permitam o vazio à volta deles.

- Tem sentido, parece que o vazio provoca angustia a eles.

- Angustia? Não entendo.

- Também acho difícil, é algo parecido com medo, mas não é isso, o medo sempre está relacionado a algo, talvez seja o medo de sentir medo.

- Acho que entendo, mas a única sensação que tenho do significado desse medo é de não conseguir voltar à nossa estrela, mas sinto que isso é uma impossibilidade, e nesse sentido o vazio reconforta, em especial no meio das noites, quando ela brilha entre as árvores e entre ela e nós só existe o vazio.

- Talvez esse seja o sentido da angústia nos preocupados, acho que eles não percebem que a sua matéria e energia também é proveniente das estrelas.

- Como assim, isso não tem sentido.

- Acho que percebo o que você sente, aqui em nossa casa, na Casa do Gramado, essa é uma idéia desconexa, mas lá eles não pensam nisso.

- Mas aqui também não pensamos, não há o que pensar, a gente sente, é isso, somos parte do todo, esse Universo infinito, vivo, pulsante.

- Sim, aqui essa idéia é muito simples, é evidente, e esse sentimento simplesmente transborda em tudo à nossa volta.

- Acho curiosa essa percepção que você cita dos preocupados, como eles separam o pensamento do sentimento, não são coisas separadas, elas estão entrelaçadas.

- Sim, aqui também me sinto assim. Talvez esse seja um  dos motivos que levam os preocupados a esse sentimento de angústia, ao medo de sentir medo.

- Não vejo sentido.

- Acho que é isso mesmo, creio que não há sentido nenhum.



Aos poucos enquanto a noite se aproximava o silêncio foi envolvendo ainda mais Valkíria e Franz, mas diferente do silêncio que ocorre no Mundo dos Preocupados, entre eles não havia nenhum mau estar, ao contrário a comunicação continuava intensa, agora eles se olhavam nos olhos, habitualmente entre eles as palavras não eram necessárias, ainda que dialogassem com freqüência. Entre eles o olhar, a simples presença, já traziam em si tudo o que era necessário.

Agora a grande estrela azul brilhava intensamente na clareira, enfrente à varanda da Casa do Gramado, lentamente se entrelaçaram e passaram a flutuar muito acima das grandes árvores que circundavam a casa.

Não havia mais nem o vazio entre eles e a Grande Estrela Azul, estavam unidos, pela energia de suas essência e a da estrela. Toda a Casa do Gramado brilhava.

domingo, 20 de maio de 2012

Envolvidos.



Nos finais de tarde, pouco antes de anoitecer, o envolvimento se ampliava ao redor da Casa do Gramado. Inicialmente os arbustos aos poucos iam se agrupando ao redor da casa, a trilha se aproximava tanto que às vezes ficava defronte à porta, as árvores maiores se colocavam entre e logo atrás dos arbustos.

Para alguém que olhasse de um local pouco mais distante dificilmente conseguiria distinguir as nuances da casa entre as árvores e arbustos.

A mesma sensação de envolvimento presente em tudo que compunha a Casa do Gramado, também tomava conta dos corações de Franz, Valkíria, os irmãos menores e todos os seres encantados que por lá habitavam.

Entre os sentimentos impregnados nos fragmentos daqueles que se desprenderam da Grande Estrela Azul se destaca o envolvimento, isso fazia com que tudo se agrupasse ao redor da casa.

Quanto mais próximos os fragmentos maior é a energia proveniente da essência desses, à medida que a Grande Estrela Azul mostrava a sua luz, por entre as árvores, se tornava possível integrar a essência da Casa do Gramado e da Grande Estrela Azul.

Nesses momentos Franz, Valkíria e os demais conseguiam flutuar pouco acima da casa, muitas vezes até acima das grandes árvores que os envolviam.

Eles sentiam que em algum momento a Grande Estrela Azul se aproximaria o suficiente possibilitando a união de suas essências com a Estrela e, quando ocorresse esse momento, eles, e tudo que compõe a Casa do Gramado teriam energia o suficiente para se desprender do campo gravitacional, não só desse planeta, mas de toda a galáxia e seguirem de volta à sua essência, à sua estrela.


sábado, 12 de maio de 2012

O Vazio.


Na Casa do Gramado nas noites de inverno quando a lua se encontra em sua fase minguante, as noites ficam especialmente escuras, nessas ocasiões, a grande estrela azul só acha um caminho entre as folhagens das árvores, quando já é madrugada, há poucas horas do amanhecer.

Curiosamente é nessas ocasiões que Valkíria se sente mais próxima à sua essência, no céu, só umas poucas estrelas ficam visíveis e apresentam um brilho excessivamente tênue, parece que a escuridão envolve não só a Casa do Gramado, como também o mundo todo que a rodeia.

O vazio e a escuridão se entrelaçam, vindo a ocupar todos os espaços.

A Casa do Gramado é um lugar permeado pelo vazio, a casa ocupa um pequeno espaço no centro do gramado, que se encontra envolvido pela densa floresta, só entrecortada pela estreita trilha, que se desenha de acordo com o desejo dos poucos que a encontram, a casa é o coração desse lugar encantado, enquanto a trilha forma um emaranhado que se assemelha a infindáveis vasos que transportam o sangue que alimenta a vida de um coração.

Sem a trilha não haveria um caminho para que Franz e outros seres encantados pudessem chegar à casa e se unirem, envolverem e entrelaçarem-se à sua essência.

A escuridão dessas noites revela o vazio existente no Universo, e o vazio é o menor caminho entre Valkíria, Franz e os demais, e a sua essência, é na madrugada que a grande estrela azul parece ficar mais próxima desse mundo encantado, é nesse momento que o todo se forma, quando a Casa do Gramado se mescla com a sua estrela.


sexta-feira, 4 de maio de 2012

A Bifurcação.




Eventualmente Valkíria caminhava sozinha pela trilha, nessas ocasiões habitualmente ela se detinha no ponto onde se encontrava a bifurcação, para a maioria dos que por lá passavam, inclusive para Franz, ela sempre se encontrava fechada por arbustos e algumas árvores maiores, às vezes nem se davam conta de que ela existia.

Franz algumas vezes esboçou um desejo de entrar na bifurcação e explorar o que por lá havia, mas algumas vezes a entrada estava totalmente obstruída, ainda em outras, cada vez se encontrava em um lugar diferente e, em outras vezes mesmo quando estava determinado em entrar nela, ao caminhar pela trilha, quando se dava conta já tinha passado por ela.

Houve uma vez que a bifurcação estava totalmente delineada, quando Franz passou por ela, nessa ocasião a bifurcação estava tão próxima à Casa do Gramado, que quando se deteve em frente a ela, pôde ver Valkíria sentada na varanda, observando os irmãos que brincavam no gramado.

Naquele momento Valkíria se levantou e veio ao encontro dele, no final da tarde quando Franz decidiu retornar ao mundo dos preocupados, a bifurcação já não estava onde ele a tinha visto, procurou-a em todo o trajeto da trilha, mas não a encontrou.

Para Valkíria a bifurcação sempre este bem delineada, adentrando a trilha, ela sempre estava há poucos passos além do gramado.

Ela gostava de ir até lá, pouco antes do anoitecer, quando não estava na companhia de Franz.

Foi nesse ponto que ela e os irmãos se desprenderam de Franz, quando adentraram nesse mundo, a trilha foi desenhada por Franz, do ponto onde ele se desprendeu, até onde se encontrava o local em que veio a habitar no mundo dos preocupados.

A clareira, onde se constituiu o gramado e a casa delimitava o ponto onde eles chegaram a esse mundo, lá se centrava a magia que um dia viria a uní-los, desprendo energia o suficiente para que pudessem retornar à Estrela Azul, que nas noites iluminava a clareira.

A pequena clareira localizada no fim da bifurcação delimitava o local onde Valkíria e os irmãos tinham caído ao adentrarem nesse mundo.

A bifurcação é um pequeno trecho da trilha a ser percorrido por Franz e Valkíria, de mãos dadas, olhando nos olhos, até o infinito, onde o espaço se encontra com o tempo, quando a grande estrela azul se alinhar junto à pequena clareira e à Casa do Gramado, brilhando nos olhos de Valkíria e Franz.