sábado, 3 de março de 2012

Casa do Gramado - Peculiaridades.



Entre as peculiaridades da Casa do Gramado é que diferente das existentes no mundo dos preocupados, lá os muros nunca foram necessários, ainda que fosse cercada por grandes árvores, essas em nenhum momento impediam a passagem seja daqueles que desejassem conhecer esse mundo de sonhos, ou daqueles que por lá estivessem e por algum motivo sentissem a necessidade de andar por outros lugares.

A trilha para se chegar ou sair é sempre única, ainda que essa apresente inúmeros desenhos, ela sempre é traçada pelo desejo daquele que por ela caminha, não há como se perder, só há uma única trilha, que se encontra intimamente ligada ao coração e desejos daqueles que por ela resolvem caminhar.

Ainda criança, quando Franz caminhava ora entre os preocupados e outras vezes pela trilha que levava à Casa de Valkíria, se sentia intrigado com essa diferença.

As casas dos preocupados eram sempre cercadas, a maioria nessa fase de sua vida por cercas de madeira e outras tantas com arames farpados que cercavam seus terrenos, já a Casa do Gramado só dispunha das grandes árvores que a circundavam, e à noite ficavam tão próximas à varanda que se esticasse os braços, podia tocar com as mãos pequenas ramificações e as folhas delas.

À noite, parece que elas ficavam tão próximas para diminuir a luminosidade da lua e da grande estrela azul, que no início da noite iluminava intensamente a varanda, mas à medida que chegava a hora de sonhar lentamente elas se aproximavam filtrando a luz e não deixando que a brisa da noite os deixassem com frio e interrompesse o sono deles.

Ainda essas árvores durante o sono de Franz, Valkíria e seus irmãos quase que os embalava como longos braços que ali estavam para acarinhá-los.

Em sua infância ainda, Franz começou a conhecer casas com muros lá no mundo dos preocupados, mas essas eram consideradas como propriedades de uns poucos que no sentido dos preocupados dispunham de posses maiores, mas para ele isso era muito estranho, que relação podia ter entre os muros e as posses dessas pessoas.

Já Valkíria só veio conhecer casas com muros em sua adolescência, quando por muitas vezes pôde ver Franz desenhando em seus jardins, mas naquele momento estavam separados por um lapso de tempo.

Como Franz, Valkíria também não compreendia o motivo dos muros, mas na época ela não participava desses assuntos que eram exclusividade daqueles que se consideravam adultos.

Essa era uma outra peculiaridade do mundo dos preocupados, eles tinham delimitações que consideravam claras que com outros muros separavam as crianças, dos adolescentes e esses dos que se achavam adultos.

No mundo de Valkíria e Franz essa delimitações nunca fizeram qualquer sentido, talvez houvesse uma relação entre os muros que delimitam as casas e aqueles que separam as pessoas.

Franz e Valkíria nunca deixaram de ser crianças, nem adolescentes, mas também não deixavam de ser adultos e, assim, entre eles nunca houve delimitações das atividades que pertencem a cada fase de suas existências, podiam brincar como crianças, serem apaixonados como adolescentes, bem como amarem-se como adultos, tudo simultaneamente, sem delimitações.

A Casa do Gramado não precisa de muros.





2 comentários:

  1. Lindo e inspirado como sempre.
    Seu talento transborda na beleza do seu texto, magia e encantos.
    Parabéns, adorei!

    Beijos

    Marion

    ResponderExcluir
  2. Adorei a descrição... quase nao venho aqui e acho que perco momentos unicos com isso...

    ResponderExcluir