sábado, 24 de março de 2012

Essência e Envolvimento.




Valkíria tinha total liberdade para transitar entre a Casa do Gramado e o mundo dos preocupados e, se desejasse, com o dispêndio de um pouco de energia poderia chegar a lugares mais distantes, qualquer um que estivesse nos limites de onde os telescópios mais potentes que os preocupados criaram pudessem observar.

Mas durante o tempo que habitou esse mundo só caminhou para o mundo dos preocupados uma única vez, e nessa, teve a percepção de os ter conhecido dentro dos limites necessários.

Quando esteve entre eles a tecnologia de que dispunham era bastante rudimentar e, não percebiam que se integrassem ao mundo que os rodeava teriam tudo o que fosse necessário, mas já naquela época, como provavelmente em toda a sua existência, os preocupados não se viam como partes desse mundo e, dificilmente um dia chegariam a conclusão de serem partes de alguma coisa, pois não se viam nem como partes de si próprios. 

Como não se viam como um todo, parece que sempre estava faltando algo neles próprios, e insanamente buscavam essas partes que faltavam no Universo que habitava fora deles.

Nessa breve visita, na percepção de Valkíria, mas uma vida longa na contagem dos preocupados, ela sentiu que em um dia, não muito distante, os preocupados atingiriam as estrelas, provavelmente chegariam a conhecer outros mundos, havia até a possibilidade de difundirem o modo de vida de eles serem a outras civilizações, mas infelizmente tinham pouca, ou nenhuma possibilidade de internalizar outras formas de ser, naquela época todo o Universo para os preocupados, não passava de lugares a serem colonizados e explorados.

Ainda que tivessem grande possibilidade de se desenvolverem em um ritmo bastante acelerado, praticamente era impossível a eles se envolverem, eles tinham esse conceito discriminado nos dicionários e enciclopédias que criaram em sua história de vida, mas para eles não passava um conceito, racionalizado. Envolvimento até então, era um sentimento do qual os preocupados não tinham potencial para sentir.

Quando algum deles se aproximavam desse sentimento, eram muito mau vistos, muitas vezes chegaram a ser banidos do mundo deles, envolvimento era um sentimento que não fazia parte da existência que conheciam.

Na ocasião em que habitou o mundo dos preocupados, em um breve contato com Franz, ainda que separados por um lapso de tempo, conseguiram construir uma pequena entrada no jardim da casa que Valkíria viveu, para que uns poucos que tivessem a possibilidade de se envolver, pudessem seguir o caminho das trilhas.

Em sua visita Valkíria sentiu que um dia os preocupados conseguiriam desenvolver tecnologia o suficiente para chegar às estrelas, mas isso em nada os aproximariam do que buscavam.

Curioso é que possivelmente o que procuravam, sempre esteve acessível a eles e, já na época que esteve entre os preocupados, a maioria já podia ver esse objeto que faltava a eles todas as manhãs, enquanto faziam a sua higiene, mas para poderem perceber isso, a idéia de envolvimento descrita em seus dicionários teria que vir a ser um sentimento.


Um comentário:

  1. Seus textos são de grande profundidade e repletos de emoção, magia e encantos.
    Parabéns pelo lindo trabalho.
    Linda noite para você, George.

    Beijos.

    Marion

    ResponderExcluir