sábado, 17 de março de 2012

Inquietações de Franz.




Muitas vezes quando Franz caminhava pela trilha tinha a impressão de estar sendo observado e, no decorrer de sua vida muitas vezes teve essa percepção, também, não muito raro, chegou a ouvir e até a conversar com outras pessoas sobre o que sentia.

Essa sensação não era apenas uma peculiaridade da trilha, às vezes também ocorria em outros lugares, porém lá esse sentimento se torna mais intenso, mas diferente de outros lugares em que ocorre um certo incomodo diante dessa percepção, na trilha o que ocorre é um certo conforto, não a impressão de se estar sendo observado e sim de que se está acompanhado.

Em seu convívio com Valkíria gradualmente Franz notou que a vida fervilha à nossa volta em intensidade muito maior do que até então imaginava.

Como cresceu transitando entre o mundo dos preocupados e a Casa do Gramado Franz internalizou que o tempo tem suas peculiaridades e não se desenvolve em uma linha reta como os preocupados imaginam, ainda que raramente pensam sobre isso, alias, se pensassem logo perceberiam que há algo estranho em sua percepção.

Quando criança, muitas vezes Franz ficava dias seguidos na companhia de Valkíria, seus irmãos, a Casa, o Gramado, as Árvores..., mas quando retornava ao mundo dos preocupados notava que apenas algumas horas tinham se passado.

Outras vezes sequer saia de sua casa, mas ao olhar para a parede do local onde dormia, gradualmente via uma varanda se formar onde não havia nem uma janela e além dessa varanda se formava um bosque com muitas árvores e entre elas, a trilha, que levava à Casa do Gramado.

Invariavelmente adentrava por essa trilha em um local que no mundo dos preocupados deveria estar a rua de terra batida e outras casas de sua vizinhança, e por lá também ficava por alguns dias, mas quando alguma coisa o despertava e olhava à sua volta notava que só tinham transcorridos alguns instantes.

Quando estava na escola Franz aprendeu com muita facilidade a lidar com os relógios, diferente de outras crianças que tinham dificuldades em lidar com o tempo, dificuldade essa, que em muitos persiste mesmo quando já usam a denominação de adultos.

Essa era uma questão mais complexa para Franz, não conseguia compreender por que as crianças eram tratadas de forma diferente dos mais crescidos e esses daqueles que chamavam de adultos.

Esses últimos, por demais complicavam questões e atribuíam dimensões às coisas, que muitas vezes eram insignificantes.

E os mais crescidos tinham tanta pressa em deixar de ser pequenos que acabavam por esquecer a fase em que estavam vivendo, para que logo fossem considerados adultos e, quando isso ocorria ficavam se lamentando, por pouco ou nada terem aproveitado de suas fases de crianças e adolescentes.

Seria tão mais simples se percebessem que dentro dos adolescentes está contida uma criança e, no adulto não deixam de estar a criança e o adolescente.

A facilidade de Franz em lidar com os relógios estava relacionada, com a sensação de envolvimento na qual estava inserido na Casa do Gramado.

Como deveria ocorrer com muitas outras coisas, inclusive as pessoas, o tempo também envolve, e não se desenvolve como muitos preocupados imaginam.

O tempo presente, tem contido em si, tudo o que já passou, assim como o que virá, não deixa de ser uma simples conseqüência do que está acontecendo nesse momento. Passado, presente e futuro, estão sempre envolvidos e ocorrem simultaneamente.

A Casa do Gramado é um lugar onde o antes pode estar acontecendo agora, e o depois já aconteceu, a trilha está lá ligando todos esses lugares, que são muitos, mas a trilha é uma só, para aqueles que como Franz e Valkíria aprenderam que o mapa dela se encontra no coração.



Um comentário:

  1. Lindo, lindo!!!
    Mexe com os nossos sentimentos nossas emoções.
    Consegue transmitir atraves das palavras, sensaçoes que parecem vivas dentro de nós.
    Amei, e com certeza irei repetir a leitura outras vezes.
    Linda tarde para você, George.

    Beijos.

    Marion

    ResponderExcluir