domingo, 11 de março de 2012

O Tempo.



O tempo tem características peculiares, o antes pode estar acontecendo agora, e muitas vezes o depois já aconteceu.

Transcorreram praticamente duas décadas do momento em que em um sonho Franz se mudou do mundo dos preocupados para a Casa do Gramado e, em todo esse tempo seus sonhos ficaram adormecidos.

Já para Valkíria esse tempo não passou de alguns instantes, enquanto Franz em seu sonho se dirigia à Casa do Gramado, Valkíria seguiu em sentido oposto para o mundo dos preocupados, onde viveu toda uma geração, uma vida longa na perspectiva deles.

Inda que a Trilha fosse estreita, eles não se encontraram no caminho, estavam separados por um lapso de tempo, quase um século antes de Franz vir a nascer.

O tempo sempre foi uma questão fundamental para os preocupados, eles sempre ficavam à procura dele,  dedicavam tanto esforço para tê-lo e quando se davam conta ele se esvaia entre os seus dedos.

Muitos passavam a vida toda se espelhando em um tempo que já passou, enquanto outro tanto deles se norteavam nas possibilidades do que viria a ser e, sem perceberem a única possibilidade que tinham de vida, o momento presente, lhes escapava.

Para Valkíria essa questão do tempo sempre foi irrelevante, na Casa do Gramado, muitas vezes, o antes, o agora e o depois ocorrem simultaneamente e, habitualmente ela observava todos esses tempos na varanda, enquanto aproveitava a companhia dos irmãos, o aconchego da casa, o envolvimento que o gramado proporcionava, e as árvores, que à noite embalava o sono deles, protegendo-os.

Quando seguiu pela trilha, Valkíria tinha ido à procura de Franz, mas o lapso de tempo fez com que momentaneamente ela se esquecesse de seu propósito.

Já Franz ainda que circulasse entre o mundo dos preocupados e a Casa do Gramado, ainda não tinha noção de que se tratava de mundos diferentes, com seus familiares ele se sentia deslocado, diferente de quando estava com Valkíria e tudo que a rodeava.

Ainda criança eles já sentiam serem constituídos da mesma essência, mesma energia e matéria. Eles tinham vindo da mesma estrela.

Em uma outra época, em um tempo futuro, a grande estrela azul que brilhava todas as noites na frente da varanda da Casa do Gramado, muitas vezes até mais brilhante que a lua, mesmo que esta era cheia, estreitaria o lapso de tempo que os separava.

À medida que aumentava o envolvimento entre Valkíria e Franz, esse lapso de tempo pouco os separava, nos sonhos deles habitualmente o antes, o agora e o depois ocorriam simultaneamente.


2 comentários:

  1. Ahhh o tempo!Tentar entendê-lo é quase impossível. Melhor senti-lo!
    "...o antes pode estar acontecendo agora, e muitas vezes o depois já aconteceu." Essa magia é adorável!!!
    Como sempre a sensibilidade aflorou da tua alma te inspirando a escrever este belo texto.
    Amei, como sempre maravilhoso!!!
    Bom dia e linda semana que se inicia!

    Beijos

    Marion

    ResponderExcluir
  2. Marion,

    grato pela atenção e inspiração que sempre me proporciona.

    ResponderExcluir