terça-feira, 9 de julho de 2013

A Varanda




Ela ocupa toda a frente da Casa do Gramado, no centro a porta de entrada, que dá acesso à sala da casa, há ainda uma janela de cada lado da porta, uma delas de um dos quartos e a outra da própria sala.

Na Casa do Gramado a porta da sala e as janelas ficam sempre abertas, só são encostadas nas noites quando está frio.

Quem vem do gramado para acessar a varanda, há um pequeno desnível, apenas dois degraus, com corrimãos dos dois lados, que envolvem toda a varanda, como se a estivesse abraçando.

A construção é toda de madeira, no chão através de pequenas frestas dá para ver a terra abaixo da casa, onde a vida fervilha.

Em frente à janela da sala fica o banco de balanço que habitualmente é ocupado por Valkíria e Franz, em especial nos finais de tarde, quando começa a anoitecer, é nesse momento que acima das grandes árvores que ladeiam o gramado que a Grande Estrela Azul brilha, muitas vezes tanto quanto a lua que costuma brilhar nesse momento do lado oposto da casa.

O Freud-cão dorme tranquilamente nesse momento que a noite já engole a luz do dia, muitas outras estrelas ocupam o horizonte, onde não são ofuscadas pela Estrela Azul, que brilha intensamente.

Em um sobressalto Freud-cão salta para o interior da casa e, curioso espia todos os seus espaços, lentamente retorna para o local onde antes estava adormecido.

Nick, o pequeno cachorro branco de Valkíria levanta a cabeça e fica observando a cena, também se levanta e com preguiça se aninha junto ao cão de Franz para assim partilharem o calor.

A presença de Franz e Valkíria ficam impregnadas na casa, mesmo quando eles se encontram do lado oposto da trilha, eles são feitos da mesma essência de tudo que compõe a Casa do Gramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário