domingo, 1 de abril de 2012

Mais Indagações.




Valkíria e seus irmãos não chegaram a conhecer o que os preocupados denominavam de sonhos, na Casa do Gramado, ainda que vivessem um tipo de repouso nas noites, não se pode dizer propriamente que eles dormiam, na realidade viviam, nesses momentos, um tipo de transe, sempre apreciando a grande estrela azul, a mais brilhante de todas, que surgia no horizonte, bem defronte à varanda, ao anoitecer.

Franz, ainda que houvesse adquirido o hábito de ir dormir à noite, como os demais preocupados, não tinha idéia do significado de dormir para os preocupados, na percepção deles Franz sofria de insônia, ainda que para ele isso não representasse nenhum sofrimento, habitualmente nas madrugadas, mesmo quando ainda era criança ele se levantava e ficava olhando pela janela, sentia estar procurando algo, mas só quando adulto descobriu o que procurava e, outras vezes tinha a nítida impressão de ser ele quem estava sendo procurado.

Só nas vezes em que ficava à noite na Casa do Gramado é que partilhava com Valkíria e os demais que compunham a Casa do Gramado: árvores, o gramado, a casa, os irmãos de Valkíria e tudo mais que fazia parte daquele mundo de sonhos; aquela condição de transe, que os alimentava e proporcionava uma sensação de intenso bem estar.

Os preocupados não tinham a capacidade de compreender a sensação que eles desfrutavam, para eles dormir era essencial, ainda que não tivessem a menor noção de o por que dessa necessidade.

Na época em que Franz ainda era criança, eles achavam que era para que pudessem ter algum descanso, mais tarde vieram a descobrir que dormir não tinha relação com descansar e, quanto mais estudavam sobre o sono, mais descobriam que pouco ou nada conheciam sobre ele.

Na época em que Valkíria viveu entre os preocupados, alguns estudiosos chegaram muito próximos da finalidade do sono, descobriram que ele existia para que as pessoas pudessem sonhar, para esses os sonhos tinham uma importância fundamental, sabiam que através deles as pessoas poderiam se conhecer muito além do que imaginavam, perceberam que os sonhos podiam levar as pessoas muito próximas à sua essência, mas infelizmente passado mais de um século depois que Valkíria viveu com eles, ainda eram poucos que chegavam a dar alguma importância aos sonhos.

Na Casa do Gramado, o sono não era necessário, pois lá todos já viviam em um mundo de sonhos, as noites tinham a finalidade de proporcionar um contato maior com a estrela da qual faziam parte, é a grande estrela azul que fornece a eles toda a energia necessária à vida deles, seja dos seres animados ou daqueles que os preocupados chamam de inanimados, no fim eles são partes do todo, e como tal essencial à vida.

No mundo dos preocupados, não fosse o sono, eles enlouqueceriam, só quando nesse estado é que tinham a possibilidade de se aproximar da energia que mantém a vida, no mundo em que viviam, a cada dia era mais difícil olhar para o céu, e assim se distanciavam cada vez mais de sua própria essência, os sonhos, praticamente passaram a ser o último acesso que tinham para se aproximarem de si próprios.

À medida que a vida dos preocupados se tornava mais complexa e conturbada, mais os sonhos se afundavam nas profundezas deles próprios e, assim, menos sentido a vida lhes proporcionava.

São os sonhos que delineiam as trilhas que unem a vida à essência da existência, à medida que não mais olham para o céu e se distanciam da estrela que os alimenta, mais os sonhos caem no mundo do esquecimento, ficando assim distanciados de sua própria essência.

Um comentário:

  1. Seus personagens, contextos e descrições, nos fazem viajar no tempo: a imaginação vagueia... Em nossos devaneios, nos identificamos com os seus personagens, momentos de pura magia e encantos.. "sonhos para se sonhar sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado."
    Parabéns, seu trabalho é sublime!
    Escreva mais...sempre!

    Beijos

    Marion

    ResponderExcluir