sábado, 28 de abril de 2012

O Vazio.




Quando a noite atinge o seu ápice a grande estrela azul brilha no ponto central de quem a observa na varanda da Casa do Gramado, nesse momento a casa está sempre envolta pelas grandes árvores, que deixam uma pequena fresta por onde a luz azul ilumina intensamente aqueles que aparentemente dormem profundamente.

Nos demais pontos ao redor a densa folhagem das árvores e arbustos projetam a sua sombra, da luz proveniente da lua e das demais estrelas que brilham no céu.

Entre aqueles em estado de transe que ocupam a varanda e a grande estrela azul nesse momento só há o grande vazio escuro, do qual também é composto o Universo, que cede pequenas partes de sua essência para compor aqueles que com ele estão entrelaçados.

O vazio entre a varanda e a grande estrela azul é o elemento que une as essências daqueles que habitam a Casa do Gramado e tudo que a compõe: a própria casa, o gramado, as árvores, a trilha, Valkíria, seus irmãos, Franz, e todos os seres encantados que com eles partilham aquele espaço mágico.

É através do vazio que Valkíria, Franz e os demais conseguem chegar à essência que os compõe.

Valkíria por estar envolta à Casa do Gramado, só em uma ocasião conheceu a angústia que enganosamente os preocupados a associavam com o vazio, que denominavam de existencial e, ainda que não tivesse chegado a conhecer esse sentimento ela o percebia nos preocupados quando viveu entre eles, na casa em que havia a grande janela da sala, defronte ao jardim, onde em um pequeno sofá ela costumava ler. E por inúmeras vezes pôde ver Franz fazendo esboços dessa casa, quando estava no jardim, mas nessa ocasião estavam separados por um breve lapso de tempo.

Já Franz conheceu a angústia no tempo que perdurou a sua infância do momento em que deixou de freqüentar a Casa do Gramado, até a sua idade adulta, quando mais uma vez encontrou a trilha, que dava acesso a ela. A partir do momento que reencontrou a trilha Franz começou a internalizar que o vazio pouco ou nada tinha a ver com o sentimento de angústia, tão presentes nos preocupados.

O vazio é tão somente o espaço que nos leva à nossa essência, já a angústia se centra na recusa em se tomar contato com a própria essência.

Valkíria, quando em contato com os preocupados, por mais que tenha estudado, não conseguiu compreender o sentimento de angústia presente neles, vindo a adoecer por causa desse contato, e quando o corpo que habitava deixou de sustentar aquela vida, ela deixou legado para que posteriormente Franz pudesse dar continuidade ao que ela começou, e voltou para a Casa do Gramado.

Já Franz conviveu com a doença provocada pela angústia no tempo que perdurou a sua infância até a idade adulta, quando reencontrou a trilha.

Quando tomou contato com o legado de Valkíria veio a compreender a diferença entre a angústia e o vazio.

Agora junto a Valkíria todas as noites eles habitam esse vazio, entre a varanda e a grande estrela azul, que os une à sua essência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário